Projectos recentes

 

Clique para ampliar

 

 

 Desenvolvemos um Driver para o Orbitron comandar 2 Rotores de TV  para
seguir Satélites LEO ( CubSats NOOAs OSCARES etc).
 O sistema facilita e rentabiliza os contactos horizonte a horizonte. Todo o
material, incluindo rotores, circuitos impressos, mastro e tripé não deve
ultrapassar os 400 Euros. Apenas será preciso alguma paciência para instalar
 um KIT e fazer uma pequena alteração interna no rotor dos azimutes.
Na página do projecto, explicamos como foi desenvolvido.
Na página da versão KIT mostramos o desenvolvimento das placas PCB
 

 

 

Sistema que utilizo para o comando remoto do Transceptor de VHF da Kenwood - TM-271E
Para quem tem o Schack numa cave é a solução...
Pode ler o desenvolvimento desta ideia AQUI...
 
  

 

 

Antena cruzada VHF/UHF para uma Estação Transportável de Satélite com um Tripé equipado com 2 rotores MASTERROTOR 747 comandados automaticamente com o Driver   BB_TRACKER que desenvolvemos para o Orbitron.

 

 

  Construcção e projecto de um Pay-Load para ser transportado por um Balão
 Estratosférico com o nome de ATECA.
O equipamento é constituído por um Raspberry-PI que transmite APRS em 144.800 MHz enviando: Corrdenadas, Altitude, Velocidade, Pressão atmosférica, Temperatura interior, Temperatura exterior, Estado das baterias e a densidade de raios Gama com a altitude. Os dados são guardados numa base de dados mySQL programada no  Raspberry PI.
Transmite também em fonia a altitude a que se encontra o Balão e se ele vai a subir ou a descer. O sistema tira fotografias coloridas de alta resolução que são guardas num arquivo mas transmite-as préviamente para terra em SSTV.
Tudo é processado por apenas um Raspberry Pi incluindo a geração da RF em 144.800 MHz que é filtrada e amplificada por um GALI 84 da Mini Circuits com uma saída de 200mW
Todo o software do Raspberry PI pode ser baixado da lista de endereços no fim DESTE ARTIGO.

O trajecto ficará registado em tempo real no aprs.fi.

Este Pay Load vai intergrar o Lançamento do Balão ATECA-2 do GRC previsto para 2023 ou 2024 depende da existencia de verba e de disponibilidade...

 

 

 

 

 

 
Por sugestão do Amarante CT1XV, pusemos dois Raspberry Pi a emitir (DATV) Televisão Digital de Amador em 437,5 Mhz no modo DVBS (QPSK).
Usamos o programa RPIDATV do Evariste F5OEO, baixado do GiHub.

Para receber a Televisão digital usei um PC ACER portátil, com LINUX instalado e uma Dongle RTL_SDR DVBT,DAB,FM numa porta USB.
Através da linha de comandos do Linux instalámos o programa de recepção Leandvb que colocou a Dongle a receber DATV (DVBS)  em 437,5MHz !! Pensávamos que a Dongle não recebia DVBS mas, afinal, aceita bem os comandos do Leandvb.
A configuração óptima foi com uma FEC de 1/2 e um Symbol Rate = 650 KSy/s. Para escarrapachar as imagens de TV digital no monitor do PC foi usado o Mediaplayer.

 Veja aqui as instrucções.
Para mais informações contactem-me ... 1 abraço e 73
 
Primeiros testes de recepção sem saber onde andava Marte !
Com o lançamento pela NASA da sonda PARKER com destino ao Sol, decidimos, eu e o CT1XV, tentar recebê-la em 8,4 GHz.
Adquirimos uma antena de 1,2 m de qualidade, fizémos uma "trempe" para a suportar, realizamos dois Feeds do tipo Chaparral e IMU,e  construímos os pré amplificadores de baixo ruído usando suroplus de LNBs aquiridos ao Franco Rota.

Depois de muito estudo, ensaios e tentativas de recepção, começamos a verificar que o ganho da antena era pequeno para qualquer uma das sondas mais potentes como por exemploa a MRO (Mars Reconnaissance Orbiter).
Com apenas 1,2m de diâmetro só receberíamos sinais com intensidade de campo melhores que -180dBm. Só teremos a possibilidade de receber a MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) e a STEREOA que vai à frente da Terra na orbita de translacção em torno do Sol, quando elas estiverem a transmitir sinais com potencias maiores que os -180 dBm !
Com a parábola de 1,2 m não receberemos mais nada para além destas sondas.
Até agora,nem estas sondas recebemos
☹!
Temos QTHs separados e conciliar os fiel-day com o tempo claro, sem frio, com a passagem das sondas quando estão realmente a transmitir,TEM SIDO COMPLICADO!!!! Felizmente continuamo-nos a divertir aprendendo a fazer coisas novas, porque afinal é esse o objectivo primário destas actividades.
 
Aqui as latinhas que construímos
.

 

 

 Na sequência do projecto DSN referido anteriormente e na tentativa infrutífera até agora de receber algumas sondas espaciais com a parábola de 1,2 m de diâmetro, verificámos que as melhores passagens ocorrem durante o dia, altura em que não conseguimos apontar a antena, porque não vemos os objectos do espaço como Marte Saturno Jupiter etc. Claro que as sondas não se vêm de noite nem com Telescópios!
 Foi então que decidi fazer o projecto de um Tracker com o ARDUINO DUE destinado a orientar a antena automáticamente para seguir as sondas.
O sistema utiliza os dados de posicionamento dos objectos espaciais tirados das Ephemeris do Site Horizons da NASA.
O software está a funcionar, mas agora falta-nos fazer a parte mecânica dos motores emparelhados com interruptores de fim de curso. Estamos a estudar e a conceber o sistema.
O projecto e a descrição do Tracker estão no GUITHUB 
.

73
 

© Copyright  by Carlos Miranda @ www.ct4bb.com