ESCALADA EM PORTUGAL

PENEDA - Serra do Gerês
Topos no fim desta página


A Peneda é ao norte de Portugal perto de Espanha. É um local de peregrinações e festas religiosas.
A Peneda está integrada no parque nacional da Peneda - Geres

Para se deslocar à Peneda basta seguir para a vila de Melgaço - bem conhecida pelas suas termas e ambiente calmo.
Em Melgaço, num cruzamento dentro da vila antes de chegar à rotunda central, verá um letreiro dizendo " Nossa Senhora da Peneda 27 Km ". Vire aqui. A estrada é alcatroada até lá.
Antes de subir a serra, aconselho uma visita ao centro da Vila para conhecer Melgaço.
Não é necessário levar "farnel" para a serra, porque há lá restaurantes capazes....

As fotos representam a Meadinha na zona da Nossa Senhora da Peneda ( foto superior) e a zona de Lamas de Mouro por onde se situa o Bico do Patelo. O Bico do Patelo é junto à aldeia do Bico.

Antes de chegar à Senhora da Peneda passará pelo parque de Campismo de Lamas de Mouro que fica antes 8Km da Peneda
Na zona de Lamas de Mouro existe um letreiro indicando: "Peneda 8Km - Parque de Campismo 1 Km"
Ver mapa




Ao chegar à Peneda deparará com uma Igreja tradicional portuguesa mesmo abaixo do "rochedo".
Para se deslocar em direcção ao rochedo ( Meadinha ) tome o caminho empedrado que se encontra nas traseiras da Igreja do lado direito.
Depois resta procurar as vias que, como só estão equipadas nas reuniões são difíceis de ver.

Há 4 Áreas de escalada na área do Parque Nacional da Peneda Gerês :Meadinha, Nédia, Bico do Patelo e a Torre Pequena . A rocha de todas elas é de granito liso, óptimo para escaladas de aderência. As vias têm entre 100 e 500 metros e estão apenas equipadas em algumas reuniões. É necessário levar um conjunto variado de entaladores e friends. A escalada nestes locais é de aventura e o tempo que se demoram a fazer as vias varia entre 1 a 10 horas.
O Berto aconselha o seguinte :
As zonas de escalada da Peneda Geres são constituidas por grandes paredes, que ficam a cerca de 1000 mt de altitude o que com o inverno, cria condições praticamente iguais ás de Alta Montanha.
É por isso conveniente tomar precauções identicas à escalada de rocha em Alta Montanha, principalmente em relação ao vestuário e permoita.
Com excepção da Meadinha todos os outros locais são muito isolados pelo que é aconselhavel organizar as actividades com mais de uma cordada. As vias de Escalada são aquilo a que em giria se chama "escalada de aventura" daí que o equipamento só existe onde não é possivel utilizar entaladores ou friends ( excepto algumas vias de Meadinha ). O nível de dificuldade não é extremo mas as vias são todas entre 150 e 250 mt o que impõe uma boa preparação e um grande cuidado com os horários dado que no inverno anoitece muito cedo.
Convém também ter especial cuidado com a metereologia dado que o tempo muda em poucas horas e algumas descidas não são nada evidentes. Atenção que o nevoeiro do Geres é famoso pela sua densidade e velocidade. Alguns dos locais implicam marchas de aproximação de várias horas pelo que se recomenda material de bivac. Dado que muitas das vias têm mais de 15 anos é preciso ter um grande cuidado com o material existente, principalmente com os buris da primeira geração, que ainda se encontram em quantidade nalgumas vias. O material recomendado para essas vias é resumidamente o seguinte:
- 2 Cordas de 45 a 60 mt de 8 ou 9mm.
- Conjuntos completos de entaladores e friends (contar com fendas largas).
- Pelo menos 25 mosquetões e 10 expressos.
- Em algumas vias menos frequentadas é recomendável martelo, pitões, buril e spits.
- Para prevenir a eventualidade de uma retirada em rapel é sempre recomendável umas 4 ou 5 sangles de 3 mt.
- Se possivel levar um telemóvel ( principalmente se for só uma cordada )
- Usar sempre capaçetes de escalada. (Queda de pedras e terra)
- Estribos e jumares são obrigatórios em muitas vias.


Enfim, são vias grandes, técnicas e extraordináriamente bonitas não só pelo enquadramento paisagistico mas também por um tipo de rocha excelente.
Para escalar nessa zona é absolutamente necessario ter experiencia de escalar "a abrir" a meter material, ter uma boa preparação fisica, e estar bem equipado.
Se for esse o caso então as paredes mais isoladas são as que proporcionam mais prazer, se não será recomendável limitar a actividade a algumas vias da meadinha que estão equipadas.
!
CLIQUE AQUI PARA OBTER OS TOPOS detalhados.

Os topos aqui apresentados foram gentilmente cedidos pelo Jose Alberto Teixeira (Berto)


 | Home | | Indice | | Dicas para iniciados| | Mapa de Portugal com locais|  | Links |

 



1